Atualizado em: 15/08/2024, as 02:08
Durante a Era Pré-Internética nós tínhamos amigos, mas não tínhamos Orkut. Era um tanto complicado ter amigos sem as facilidades da Internet e do Orkut. Era trabalhoso, difícil, cheio de incertezas e inconvenientes como qualquer relacionamento real. Afinal a gente tinha que falar, andar, gesticular, beijar, tocar… Afim de conquistarmos ou sermos conquistados por um amigo… Ter amigo era “ter” alguém.
Claro, agora é muito mais fácil “ter” amigos. Basta apertar o botão do “mouse” e ganhar outro amigo, “ter” outro amigo, ser fã de alguém. Mesmo que tal amigo não seja nada do que está escrito naquelas páginas azul bebê.
Durante a Era Pré-Internética, amigos eram um pouco mais difíceis de ter. Primeiro era necessário conhecer, olhar, tocar, saber o que pensa e gostar das mesmas coisas, compartilhar e debater idéias e raciocínios, aumentar a escala de confiança, baseada em atos, palavras, pensamentos ou acúmulo de vivências, até chegar a ser o “melhor amigo”. As pessoas tinham métodos e medidas diferentes para definir o conceito de “melhor amigo”, mas ao certo é muito mais demorado e complicado do que um clique em um quadradinho.
O egoísmo e o medo em se relacionar (que são coisas muito semelhantes) são o motor propulsor do Orkut e outros chamados “sites de relacionamento”. Junte ai a competição que gera sempre lucros enormes aos criadores de seus mecanismos. Quanto aos amigos, pouco importa que noventa por cento daqueles de nossas enormes listas, a gente nunca venha a conhecer, porque não interessa mesmo. O que importa mesmo é a quantidade de amigos que enchem a tela.
Durante a Era Pré-Internética não era necessário digitar senhas para estar com os amigos, aliás, muitos de nós nos reuníamos contra a dominação dos sistemas que envolvem senhas, dados, criptografia… Naquela época distante, mas nem tanto, amigos eram tratados com respeito e deferência, com interesse e carinho, amigos eram abraçados e tocados, escutados, recebiam carinho não recados mal digitados; melhores amigos, então, recebiam um carinho especial, um abraço apertado e até um beijo, não um “Depoimento”. Amigos, na Era Pré-Internética , eram tratados como “Gente” e não como “Perfil”.
11/2/2008
Barata Cichetto, Araraquara – SP, é o Criador e Editor do BarataVerso. Poeta e escritor, com mais de 30 livros publicados, também é artista multimídia e Filósofo de Pés Sujos. Um Livre Pensador.