Atualizado em 05/06/2024 as 15:50:36
O Artista é sim um ser superior! Deixem de falsa modéstia! Trabalhamos melhor com as mãos melhor que qualquer pedreiro, com a cabeça melhor que qualquer cientista e conhecemos a alma humana melhor que qualquer psicólogo ou psiquiatra, nas palavras do próprio Freud, e melhor que qualquer religioso, pois temos em relação a estes últimos a vantagem da honestidade de princípios.
Somos sim, nós Artistas, portanto, seres superiores, acreditem. Artistas, não tenham vergonha de se sentirem e agirem como tal. E principalmente não ajam com aqueles ares de imodéstia idiota, que isso cheira a arrogância. E arrogância não tem nada de superior, mas de inferior. O arrogante é um tolo apenas.
E, povo simplório e simples, admirem sim seus Artistas, Dêem a eles valor maior que dão aos pedreiros, aos mecânicos, engenheiros e doutores de uma forma geral. Principalmente dêm votos de dedicação a Artistas, não á políticos e suas causas egoístas e fraudulentas. A Arte é essencial. Todas as Artes são essenciais. Do pintor ao escultor, do escritor ao poeta, do músico ao cineasta, do A ao Z na relação das Artes, todas as Artes são essenciais e todos os Artistas também.
Mas, porque Artista s são tratados igual a putas? Porque Artistas são tratados igual a bêbados e mendigos? Ah, sim, mas estou falando do Artista, daquele que coloca sua Arte acima de qualquer coisa, que tem no lucro financeiro uma recompensa não um objetivo. Não estou falando de Mercenários da Arte.
Queremos, sim, ganhar o nosso sustento com a Arte. Ou acham bonito um Artista morrer de fome enquanto o médico, o engenheiro, o político e os outros doutores e putas moram em castelos? Mercenários das Artes também moram bem, mas eles não contam, estão no rol dos primeiros.
Quanto a mim, sou Artista ! Poeta e escritor, Artesão e pintor de paredes, designer de Internet e outras Artes. As que ainda não coloquei meu talento artístico foi por falta de tempo, oportunidade ou interesse mesmo.
Sou também um Artista Doméstico. Conheço as Artes da culinária, conheço a Arte de limpar uma casa, consertar coisas quebradas, fazer instalação elétrica e hidráulica. Sei tampar buracos e abrir onde for necessário. Conheço também muito bem a Artes de ir a um supermercado ou feira-livre. E conheço também e muito bem as Artes de agradar uma esposa, com carinhos, cuidados e mimos; fazer massagem nos pés e dar remédio na boca com copo d’água e tudo. E sobretudo conheço bem a Arte de agradar uma mulher na cama, fazendo tudo o que ela quer e sonha.
Sou um Artista. Sei! E não aceito nenhum risinho idiota nos cantos de lábios rancorosos e invejosos. Artista tem, e tem que ter, consciência de seu valor apesar das pedras, dos críticos, dos invejosos e dos incompetentes. Mas quem precisa de pedras, críticos, invejosos e incompetentes? Não um Artista. Deixamos que eles pensem que têm importância, que nos estão usando quando é nós que os usamos. Artistas são mesmo assim. Perfeitos!
10/11/2009
Barata Cichetto, 1958, Araraquara – SP, é poeta, escritor. Criador e Editor do Agulha.xyz e Livre Pensador.