Atualizado em 16/08/2024 as 17:18:30
Raymond-Claude-Ferdinand Aron (Paris, 14 de Março de 1905 – Paris, 17 de Outubro de 1983) foi um filósofo, sociólogo, historiador e jornalista francês. Frequentou a École Normale Supérieure, uma das mais prestigiadas instituições francesas de ensino anteriores à Segunda Guerra Mundial, onde é colega de Sartre, Marrou, Friedman, Canguilhem e Nizan – em nenhum outro sítio, dizia, encontrou tanta gente inteligente “em tão poucos metros quadrados”.
A civilização do prazer autocentrado se condena à morte quando perde o interesse pelo futuro.
— Raymond Aron
A única coisa de que tem certeza é que a incerteza requer a liberdade, para que a verdade seja descoberta por um processo de concorrência e debate que não tem fim. O socialista, por sua vez, acha que a vida e o mundo são facilmente compreensíveis; sabe de tudo e quer impor a estreiteza de sua experiência – ou seja, sua ignorância e arrogância – aos seus.
— Raymond Aron
Demasiado liberal para o partido de onde ele provém, não muito entusiasta por ideias novas aos olhos dos republicanos, ele não foi adoptado nem pela direita nem pela esquerda, ele permanece suspeito a todos.
— Raymond Aron
Diz-se “in vino veritas”, mas diz-se também que a verdade está no fundo de um poço; logo é um poço cheio de vinho.
— Raymond Aron
Longe do marxismo ser a ciência da infelicidade operária e o comunismo a filosofia imanente do proletariado, o marxismo é uma filosofia de intelectuais que seduziu frações do proletariado e o comunismo faz uso dessa pseudociência para atingir seu fim próprio, a tomada do poder.
— Raymond Aron
Ninguém é responsável pelo seu nascimento, cada um é livre de escolher a morte, portanto de rejeitar o fardo que recebeu sem o ter pedido.
— Raymond Aron
O liberal é humilde. Reconhece que o mundo e a vida são complicados.
— Raymond Aron
O que parece ser otimismo é em geral efeito de um erro intelectual.
— Raymond Aron
Os regimes vitimados por levantes populares ou golpes de Estado não demonstram pela sua queda vícios morais – são muitas vezes mais humanos do que os vencedores – e sim erros políticos…
— Raymond Aron
Porque se representa a Verdade nua? Para que cada um a vista como lhe pareça.
— Raymond Aron
Quando a burrice prevalece, eu deixo de entender.
— Raymond Aron
Quem pretende formular um veredicto definitivo é um charlatão. Ou a História é um tribunal supremo e só pronunciará a sentença sem recurso no último dia. Ou a consciência (ou Deus) julga a História, e o futuro não tem mais autoridade do que o presente.
— Raymond Aron
Se a tolerância nasce da dúvida, que nos ensinem a duvidar dos modelos e utopias, a recusar as profecias da salvação, os arautos de catástrofes.
— Raymond Aron
Toda a nova fé começa com uma heresia.
— Raymond Aron
- Adam Smith
- Ayn Rand
- Byung-Chul Han
- Clarice Lispector
- Edmund Burke
- Frank Zappa
- Friedrich Hayek
- Friedrich Nietzsche
- George Orwell
- José Bonifácio de Andrada e Silva
- Ludwig von Mises
- Luiz Felipe Pondé
- Margaret Thatcher
- Milton Friedman
- Nelson Rodrigues
- Olavo de Carvalho
- Oscar Wilde
- Ralph Waldo Emerson
- Raymond Aron
- Roger Scruton
- Thomas Sowell
- Winston Churchill
#. Diversos