Atualizado em 02/11/2024 as 13:41:54
O amigo Celso Moraes F. realizou um de meus sonhos, que foi transformar uma de minhas poesias em agaquê (ou HQ para os menos esclarecidos). “Anjo Inseguro”, que ele desenhou e criou com maestria, colocando detalhes em cada quadro. Fazer um poeta feliz, ao menos nestes tempos de censura e perversões públicas é complicado, mas o Celso conseguiu.
No final de 2019 escrevi uma poesia um tanto diferente, “Anjo Inseguro”, que continha uma série de diálogos dentro dos versos.
Algumas poesias minhas viraram música (Tublues, Crom e Psychotic Eyes), mas é a primeira vez que vira uma História em Quadrinhos (ou “agaquê” como gostam de falar os mais descolados).
Quando no final de 2023, o amigo quadrinista de mão cheia, como se dizia antigamente, Celso Moraes, me pediu alguma coisa que ele pudesse transformar em uma HQ (HQ ou agaquê, como preferir… Escolha aí), logo lembrei daquele texto, e achei que seria perfeito, justamente pelo fato de conter os tais diálogos.
No início, o Celso humildemente me perguntou se podia adaptar o texto, no que concordei, claro, afinal a obra em quadrinhos seria de autoria dele. Entretanto, depois de algum tempo, a ideia mudou e ele acabou mudando e ele usou literalmente o meu texto, apenas fazendo preciosas intervenções (bem humoradas, diga-se).
Uma observação final: nos quadrinhos, o Celso usou de muita genialidade ao colocar inúmeras referências, como o logo na camiseta, o time de futebol para o qual torço, livros na estante, e outras que referenciam a Cultura Pop (acredito que irão reconhecer a figura que representa o “eu lírico”). Afinal, as pessoas geniais tendem a despertar a mente dos seus leitores e espectadores.
Por fim, só tenho mesmo que agradecer ao Celso Moraes pela parceria nesta HQ (agaquê, quadrinho, graphic novel… Porra, usa o termo que quiser e não enche o saco), e espero que muitas outras aconteçam.
Barata Cichetto, Araraquara, 02 de Fevereiro de 2024
Assista Em Vídeo (Com Making Off)
Publicação Original no Blog do Celso Moraes:
https://celsomoraesefe.blogspot.com/2024/01/hq-anjo-inseguro.html
Do Livro:
Memórias Arrependidas de Um Poeta Sem Pudor (Antologia Poética, de 1978 a 2024)
Barata Cichetto
Poesia
UICLAP – 2024
748 Páginas — 16,2 X 22,9 X 3,84 cm
Barata Cichetto, Araraquara – SP, é o Criador e Editor do BarataVerso. Poeta e escritor, com mais de 30 livros publicados, também é artista multimídia e Filósofo de Pés Sujos. Um Livre Pensador.
Os fortes traços da HQ de Celso Moraes dão um reforço ao humor sarcástico do poema. Parabéns aos dois artistas.
Sim, o Celso tem um traço forte, além de ter colocado um sutil toque de humor (ex.: “Muito fraco pra bebida”)
Excelente notícia saber que o site é agora ressurreto.
Longa vida a ele, e que nos traga bom Retorno e Contentamento!
Meu caríssimo Celso! Eu que agradeço por ter feito esse trabalho, espetacular acrescento.
Espero e desejo sucesso – e sabes a minha definição de sucesso -, a nós. Prezo-o muito, como artista e como pessoa!
Ah, sem esquecer de dizer que o seu é o primeiro comentário do renascimento deste Agulha.xyz em 2024.