Atualizado em 28/07/2024 as 11:27:03
Chris Cutler criou a terminologia Rock em Oposição. Era o centro do núcleo de músicos vanguardistas na bateria, metafísica dialética, e composição do Henry Cow (que estreia em 1973 com um discaço).
Assim como Daniel Dennis (Univers Zero) e Christian Vander (Magma) é um exuberante compositor, mentor e na minha opinião, um dos maiores bateristas da história avantgarde (fusion experimental) junto com os bateristas citados acima.
Trabalhou e fundou também o grupo germânico-inglês Cassiber que tocou em São Paulo (showzaço) por volta de 1984, época que lancei o LP “Mar De Cristal”.
A música do Henry Cow é uma mistura de fusion jazz rock com música concreta, serial e atonal, pitadas de rock e teor político antissistema/mídia.
O Henry Cow, como quase todas as bandas de Rock In Opposition, não tinha acesso ao público, e as gravadoras boicotavam este tipo de música complexa, que diziam, não vendia.
Por isto, o cartaz das apresentações entre 77-80 dos grupos deste gênero diziam: “bandas que as gravadoras não querem que você ouça”.
No mais o Henry Cow tem cinco LPS que são indispensáveis. Ainda, Chris Cutler criou e dirige a gravadora independente britânica Recommended Records e é o editor de sua revista sonora, RēR Quarterly.
Ele deu uma série de palestras públicas sobre música, publicou vários artigos e papers, e escreveu um livro sobre a teoria política da música contemporânea, File Under Popular (1984).
Amyr Cantúsio Jr. – Campinas, SP. Músico, Compositor, Pianista, Produtor e Gestor Cultural, Técnico em Fortran & Cobol, Musicoterapeuta em Neurociencia. Livre Pensador.