Atualizado em 28/07/2024 as 11:52:20
O ano de 1939 começa com notícias muito ruins, a Alemanha causava grande alvoroço e destruição na região dominada, informações davam conta de que Hitler, na realidade e contrariamente a que Chamberlain havia dito, estava interessado em expandir ainda mais seus territórios ignorando o pacto assinado ano passado.
Na Espanha a Guerra Civil Espanhola, desencadeada em mil novecentos e trinta e seis, prosseguia causando muitas mortes e destruição, o General Francisco Franco seguia avante o seu plano de tomada de poder e instauração de um governo fascista e militar.
Em Portugal a Ditadura Fascista de Antônio Oliveira Salazar continuava ditando normas de autoritarismo, cerceamento da liberdade e muita violência, o controle dos meios de comunicação e a censura impediam a que todos os demais europeus tivessem a real idéia de como as coisas andavam por lá, mas notícias davam conta que lá também se matava pessoas envolvidas politicamente com a democracia e que eram contrários ao governo de Salazar.
Jean ficava cada vez mais preocupado com sua família na França, ela estava no meio de países com conflito, e claro que isso poderia afeta-la, ao contrário da maioria dos parisienses ele não acreditava na Linha Maginot, acha que se Hitler quiser invadir a França ele o fará, nada irá impedi-lo, mas seus pais continuavam entendendo que tudo estava bem e que nada acontecerá.
As notícias que Evelyn traz, dos bastidores da embaixada, davam conta de que Hitler devia estar preparando alguma coisa, a mobilização militar na Alemanha era intensa, e isso não era uma coisa normal, isso faz com que Jean fique ainda mais preocupado, ele diz isso a ela, mas Evelyn não tinha como aliviar essas preocupações de sua paixão, as notícias eram todas muito ruins, mas mesmo assim eles vão levando a vida.
Eles estavam começando a mudar de opinião quanto ao casamento deles, Jean dá mostras de que mudou de opinião, quer casar-se com ela o quanto antes, não vê possibilidades imediatas de ela conseguir a folga e a viagem até seu país, então o melhor seria mesmo se casarem, ela é de mesma opinião.
No dia dez de março chega uma notícia que deixa a todos abalados: Hitler desrespeita o tratado assinado com Chamberlain e invade o resto da Checoslováquia, as tropas alemãs ocupam completamente Praga.
A opinião pública inglesa fica dividida novamente, de um lado os que consideram isso uma traição e que a Inglaterra deveria declarar Guerra à Alemanha, de outro lado os mais conservadores entendendo que Chamberlain deveria ter outra rodada de negociação com Hitler sobre o acontecimento.
Mas a Europa corria sério risco de se ver envolvida, novamente, em outra guerra de grandes proporções, com a economia do jeito que estava mais uma guerra poria em sério risco a economia global, que levaria muitos anos para ser recomposta.
Os dias vão passando Jean liga todos os dias para seus pais, e não consegue fazer com que eles mudem de ideia, Evelyn chega a fazer algumas tentativas, também, no sentido de fazê-los ver o perigo, mas estavam seguros demais de que tudo não passaria daquilo, e que não haveria outra guerra.
No dia vinte e três de março chega a notícia de que o Território de Memel foi unido como resto da Prússia Oriental pelos Alemães, esse território fica situado entre o rio e a cidade de mesmo nome, foi criado após a Primeira Guerra Mundial, pelo Tratado de Versalhes, e estava sob o controle da Liga das Nações sob administração francesa.
A expansão territorial alemã não dava trégua, as tropas alemãs avançavam, na França começam alguns ruídos e temores de um novo conflito.
O dia primeiro de abril chega com notícias de que a Guerra Civil Espanhola havia terminado com a vitória do General Francisco Franco, nesse conflito se configurou o confronto, de um lado, das Forças do Nacionalismo e do Fascismo aliadas a classes e instituições tradicionais da Espanha como o Exército a Igreja e o Latifúndio, de outro lado estavam a Frente Popular que formava o Governo Republicano, representando os sindicatos, os partidos de esquerda e os partidos democráticos.
Essa união de forças da esquerda se fez com o objetivo de inverter a tendência mundial favorável aos regimes direitistas, por isso que a Guerra Civil Espanhola não significava apenas disputa de poder entre espanhóis, mas era também uma guerra ideológica, e nela se envolveram a Alemanha Nazista e a Itália Fascista, que apoiavam o golpe do General Franco e a União Soviética que se solidarizou com o governo Republicano.
Essa conjunção de fatores apavora os mais sensatos que vêm nisso o potencial de novos conflitos que podem desencadear uma nova guerra.
Evelyn estava trabalhando muito, o Exército Americano envia cada vez mais militares e observadores políticos para Londres, as reuniões se sucedem, algumas noites ela fica até o início da madrugada trabalhando, várias vezes trabalha inclusive aos finais de semana, Jean percebe o clima crescente de tensão, o que o deixa ainda mais preocupado, e com tudo isso acabam se vendo muito pouco, às vezes apenas o tempo do trajeto entre a Embaixada e o prédio onde ela morava.
Em seu restaurante ele ouve cada vez com mais frequência reclamações dos militares ingleses, pois todos entendem que a guerra seria iminente e que o governo britânico nada estava fazendo contra isso, Jean pensa em ir até Paris e trazer seus pais de qualquer jeito, a França estava numa localização geográfica onde os países ao seu redor estavam em conflito, dentre eles a Alemanha, em que pese as defesas fronteiriças o exército francês ainda não estava suficientemente mobilizado e modernizado para um novo conflito.
Aquela sexta feira Evelyn consegue sair em seu horário normal, o Embaixador fora a uma reunião em outra cidade, ela precisava muito de um descanso, Jean a pega na embaixada e a leva para seu apartamento, iriam tomar um banho e sairiam para jantar e se divertir um pouco.
Os dois decidem ir a um restaurante que ficava às margens do Rio Sena, Jean conhecia o dono do lugar, além da comida ser de muito boa qualidade o local era muito romântico, e ambos precisavam de romantismo, as coisas andavam ruins e o cansaço e o stress era visível neles.
Sentam-se numa mesa próxima a uma janela que dava vistas ao rio, à mesa uma vela, ele a pega pelas mãos olha diretamente em seus olhos e diz:
— Eu te amo como nunca amei ninguém, quero que você viva comigo o resto de nossas vidas.
Tira do bolso uma caixinha e dá a ela, assim que ela a abre vê, dentro dela, duas alianças de noivado, a emoção toma conta dos dois, Evelyn estava parada olhando para a caixa e uma lágrima escorre em sua face, ela olha para ele e ele diz a ela:
— Quero que você seja minha esposa, quero me casar com você.
No rosto daquela linda mulher as lágrimas escorriam, ela estava olhando fixamente para ele, então diz:
— Te amo com toda a força de meu coração, eu também quero casar com você.
Jean pega uma das alianças e a coloca no dedo anular da mão direita dela, e diz:
— Por enquanto ele vai ficar nesse dedo, mas assim que acertarmos com o padre ele irá definitivamente para o dedo da mão esquerda e de lá nunca mais sairá.
Evelyn pega a outra aliança e a coloca no dedo de Jean, se aproxima dele e trocam um beijo apaixonado.
A paixão que nutriam um pelo outro estava se materializando, de mãos dadas escolhem a comida, mas antes ele pede um champanhe e assim que ela chega brindam em comemoração à jura e amor que fizeram ali naquele momento.
Após o jantar decidem passear as margens do Rio Sena, a noite estava linda, as estrelas brilhavam no céu ladeadas pela Lua em sua crescente, quase não falavam, o clima entre eles era do mais puro amor, de repente param, se olham e trocam um longo beijo, continuam a caminhada, param de frente a uma banca de flores e ele compra um pequeno buquê de rosas vermelhas para ela, continuam andando, então ela se vira para ele e diz:
— Quero ir morar com você, não faz mais sentido ficarmos separados, eu não quero esperar o casamento formal, já somos unidos pelo coração.
Jean abre um sorriso e diz a ela:
— Vamos para o meu apartamento, ele é grande e teremos bastante conforto lá, podemos providenciar a sua mudança amanhã mesmo.
Ela sorri, balança a cabeça em sinal positivo, e o beija, voltam a caminhar e mais um tempo depois ela se volta a ele e diz:
— Quero terminar esta noite mágica em seu apartamento.
Então voltam para o apartamento de Jean, e a noite termina envolta em muito amor.
Os dias passavam, eles não conseguem datas próximas para se casarem, o mais rápido que conseguem é para dali a três meses, se conformam com isso, embora fosse contrário do que desejavam, mas estavam morando juntos, e dizem que o casamento será uma mera formalidade burocrática, suas almas já estavam casadas desde o primeiro dia que se conheceram.
Quando Jean vai buscá-la, naquele dia vinte e dois de maio, recebe dela a notícia de que a Alemanha e a Itália haviam assinado o Pacto de Aço, o que formalizava o Eixo, a união de três grandes potências: a Alemanha a Itália e o Japão.
Com mais esse fato fica mais claro ainda de que a Europa poderá testemunhar mais ações bélicas deixando a todos muito preocupados, Jean chega a ter momentos de grande tensão devido ao risco que seus pais corriam, mas eles se mostravam indiferentes a tudo.
Evelyn liga para seus pais e conta a decisão deles de se casarem, todos ficam muito emocionados, uma ponta de tristeza se mostra no coração dela por não poder contar isso a eles pessoalmente, mas eles se prontificam a estarem presentes no dia do casamento dela, o que a deixa numa felicidade imensa.
Um dia antes do casamento os pais dela chegam à Londres, são recebidos pelo casal no aeroporto, assim que vê sua mãe ela se lança em seus braços, choram com duas crianças de felicidade por se reencontrarem, dali vão ao apartamento de Jean, havia mais um quarto onde podiam ficar com conforto, assim que se instalam no quarto ele os leva ao seu restaurante, haveria um jantar especial naquela noite para todos, inclusive com a presença de Gregory, naquela noite ele participaria do jantar como convidado.
Os pais de Jean, por seu turno, enfrentavam sérios problemas com os voos, as companhias aéreas tinham poucas datas em virtude da grande procura, então só chegariam no dia do casamento, e muito provavelmente em cima da hora, mas não havia outra solução, pois o transporte de barcos levaria um tempo muito maior e não chegariam a tempo.
Chega a data do casamento de Evelyn e Jean, a cerimônia seria muito simples numa pequena capela, assim que chegam à ela alguns amigos já os esperavam, o embaixador foi pessoalmente cumprimentar os noivos, Gregory chorava como criança de tanta emoção pela felicidade do amigo, todos os presentes estavam felizes pois amavam aqueles dois que iriam se unir perante a igreja.
Os pais de Jean chegam pouco antes do início da cerimônia, assim que encontram o filho eles se emocionam muito, vão a sua direção e o abraçam e beijam intensamente, em seguida fazem o mesmo com Gregory, ele era muito querido por todos.
Não demora muito e a cerimônia tem início, Evelyn é conduzida pelo pai até as mãos de Jean, e logo estavam casados oficialmente tanto pela igreja como pelo registro civil oficial.
Assim que a cerimônia termina Evelyn vai até os pais de Jean e os abraça, juntos choram de felicidade, então seguem rumo a um pequeno Buffet onde comemoram o evento junto aos amigos, a alegria dos dois era muito clara no sorriso em seus rostos, comem e bebem, dançam, festejam, e sentem-se realizados.
No dia seguinte os pais de ambos voltam a seus países, Evelyn ganha dois dias para descansar e curtir o casamento, como eles teriam apenas dois dias para curtirem o casamento resolver viajar a Brighton, uma cidade próxima cerca de cem quilômetros de Londres, iriam de trem, poderiam aproveitar a praia local que era muito boa, além de poderem curtir os bares que existiam no píer local.
Passam esses dois dias envoltos em muita alegria e amor, eles haviam se esquecido dos problemas que envolviam a Europa, mas logo voltam a Londres, e se defrontariam com novos problemas, o ano de mil novecentos e trinta e nove ainda não havia acabado e ele ainda traria muitas notícias ruins a todos.
Walter Possibom, São Paulo, SP é autor de Um Brilho nas Sombras e Quando os Ventos Sopram na Pradaria. É editor dos Blogs Planet Caravan e Walter Possibom Escritor, e além de músico, Livre Pensador.
Londres, 1936. A década de trinta estava sendo marcada pela Grande Depressão, a ela se associava graves ...
Jean Michel acordou cedo naquele dia de janeiro de mil novecentos e trinta e sete, sai de ...
Jean acorda no dia seguinte diferente, a imagem do rosto de Evelyn lhe vem à mente, ele ...
Jean mal espera o dia acabar para ir ao encontro de Evelyn, como ele havia pegado o ...
O ano de mil novecentos e trinta e oito inicia com notícias desalentadoras vindo da Europa central, ...
O ano de 1939 começa com notícias muito ruins, a Alemanha causava grande alvoroço e destruição na ...
Jean estava em seu escritório ouvindo a BBC e cuidando das contas de seu restaurante quando ouve ...
O ano de 1940 começava e as coisas na Europa estavam cada vez piores os conflitos se ...
Na Embaixada Norte Americana Evelyn estava aflita, não tinha notícias nenhuma quanto ao voo que havia levado ...
O mês de setembro marcava três meses de ocupação alemã, a população começa a sentir a falta ...
O ano de mil novecentos e quarenta e um inicia com a guerra em franca evolução pelo ...
O ano de mil novecentos e quarenta e quatro começa com notícias trazidas por uma rádio da ...
O grupo estava a caminho de San Sebastian, haviam descansado estavam abastecidos de água e alimentos, mas ...
Conneghan diz a Jean que estavam indo para Portloe, uma pequena cidade situada a Oeste da Península ...
A embarcação chega ao Porto, ali iriam se separar, Jean e Charles seguiriam de carona através de ...
Estavam no dia seis de agosto de mil novecentos e quarenta e quatro, não havia táxi na ...
A viagem é muito difícil, as estradas estavam cheias de buraco e com isso a marcha é ...
Os primeiros dias de janeiro de mil novecentos e quarenta e cinco mostram que o exército de ...
Do Livro:
Clair de Lune