Gazeta do Povo | Bem-vindos ao “Advogadoquistão”

Atualizado em 22/07/2024 as 21:01:40

Leonardo Coutinho
17/06/2024 10:19

Nenhum lugar do mundo produz mais advogados que o Brasil. No último ano foram, pelo menos, uns 100 mil bacharéis que saíram “novinhos em folha” dos 1.800 cursos oferecidos no país.

Essa multidão, capaz de lotar o Maracanã, se juntou aos quase 1,4 milhão de advogados, que atuam plenamente. Além de outros 2,6 milhões que têm o diploma, mas não estão registrados na OAB – um pessoal que faz de tudo, desde motorista de aplicativo, a ministro da Suprema Corte.

Por falar em Uber, a empresa tem 721 mil motoristas cadastrados no aplicativo no Brasil. Há mais advogados com carteirinha da OAB, exatamente o dobro, que o total de condutores em atividade por meio da plataforma. Mas essa ainda não é a melhor comparação.

A quantidade de advogados no Brasil (leia-se advogado aquele que tem autorização para trabalhar na função) é idêntica a de professores da educação básica. E muito em breve, ainda neste ano, deverá ultrapassar, devido a rápida taxa de crescimento da categoria.

Até recentemente, a Índia tinha o maior número absoluto de advogados, mas com a sua população de quase 1,5 bilhão de pessoas, a taxa de advogados indianos per capta não dá para ser comparada à dos brasileiros.

COMPARTILHE O CONTEÚDO DO BARATAVERSO!
Assinar
Notificar:
guest

0 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários

Conteúdo Protegido. Cópia Proibida!

×