Gazeta do Povo | “Filtro Político” do Instagram Reforça Bolha Ideológica e Dificulta Campanhas Independentes

Atualizado em 22/07/2024 as 21:03:21

Marlice Pinto Vilela
Brasília
27/06/2024 16:40
Como uma resposta à pressão das esferas política e judiciária, a Meta decidiu mudar a forma de distribuição de conteúdo sobre temas políticos nas plataformas Instagram, Facebook e Threads. O Google seguiu na mesma linha ao proibir anúncios políticos no YouTube e nos resultados de buscas. A medida pode reforçar a bolha ideológica e dificultar a visibilidade de candidatos novatos, em um contexto já marcado pela polarização política. 

Na prática, os usuários deixarão automaticamente de ter acesso a conteúdo político nas abas como explorar, reels, recomendações no feed e usuários sugeridos. Em relação aos perfis de figuras políticas já seguidas, as big techs não devem influenciar na entrega das publicações. Bolsonaro e o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que possuem grande expressividade nas redes sociais, publicaram um tutorial para que os seus usuários desabilitem a função.

Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicada em fevereiro, passou a responsabilizar as plataformas que não tomem medidas contra a disseminação de “desinformação” durante as eleições. Um dos dispositivos da resolução classifica de “abuso do poder político” e “uso indevido dos meios de comunicação social” a distribuição de propaganda política que difunda fatos considerados pelo tribunal como “notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral”. Entre os problemas do documento está a falta de definição objetiva de termos importantes como “desinformação” e “notoriamente inverídicos ou descontextualizados”. 

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