Atualizado em 22/07/2024 as 21:00:37
Marlice Pinto Vilela
Brasília
20/06/2024 15:45
Conectar duas pessoas que têm visões opostas sobre questões políticas e dar a elas a oportunidade de um momento de conversa. Essa é a proposta do projeto “O Brasil Fala”, inspirado na iniciativa internacional “My Country Talks” (“Meu país fala”), que já obteve ótimos resultados em diversas partes do mundo. A proposta estimula a cultura do diálogo, a tolerância e a pluralidade e, consequentemente, fortalece a democracia.
O Instituto Sivis e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford são os responsáveis por trazer essa oportunidade aos brasileiros. Os organizadores selecionarão 10 mil pessoas para a edição de 2024, conectando os participantes com base em seus interesses.
“É interessante que as próprias pessoas testem se realmente conseguem ter abertura e dialogar com o diferente. Muitas vezes, a gente acaba ficando nos mesmos grupos de pessoas e se expondo pouco a pessoas que pensam de forma diversa”, propõe Jamil Assis, diretor de Relações Institucionais do Sivis.
A ideia se encaixou bem com o atual cenário político do Brasil. Uma pesquisa promovida pela Genial/Quest, em fevereiro, levantou que 83% dos brasileiros consideram o país “mais dividido”. Porém, não é apenas o número elevado que chama a atenção: houve um aumento de quase 20% entre os resultados de outubro de 2023 a fevereiro de 2024.
“Como Posso Participar?”