Ana Carolina Curvello
09/07/2024 17:43
A esposa do ex-deputado federal Daniel Silveira, a advogada Paola da Silva Daniel, apresentou nesta terça-feira (9) uma carta escrita por Silveira na prisão, durante uma coletiva de imprensa na Câmara dos Deputados.
Na carta, Silveira diz que já cumpriu 25% da pena imposta a ele, em 2022, pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele cita que “Moraes tem protelado a progressão de regime claro, abuso de autoridade”.
”Já estou em excesso e desvio de execução, portanto, tornando ainda mais arbitrária a prisão, já ilegal. Peço aos deputados ouvirem esta mensagem que todos os diais denunciem em tribuna e cobrem meu direito a liberdade”, escreveu Silveira.
De acordo com o ex-parlamentar, os 364 deputados que decidiram manter a sua prisão “perceberam, ainda que tardiamente, o precedente que abriram ao desobedecerem o comando constitucional”. “Transformaram o ordenamento jurídico em algo inexistente e criam um campo filosófico de interpretação que só deixa espaço a sofismas para perseguição a opositores políticos”, complementou.