Todos os roqueiros brasileiros conhecem a banda Patrulha do Espaço — Não conhece? Acorda, moleque, que o Rock Brasileiro não começou com a turma de Brasília, e vem de muito antes. — Mas o que pouca gente sabe, é que nos anos 1950, um artista chamado Gedeone Malagola criou uma HQ intitulada “A Patrulha do Espaço”, que não tinha uma revista própria, aparecendo dentro de outras, como “Ciência Ilustrada”. A turma só foi ganhar mesmo uma revista para chamar de sua em 2012, com três histórias escritas pelo Gedeone nos anos 1950, e que falecera em 2008, e ilustradas por Emir Ribeiro.
A marca “Patrulha do Espaço” foi registrada e pertence ao Rolando Castello Júnior, co-fundador e desde há muito o comandante da Nave Ave, mas nos fica a pergunta, sabendo-se que “Patrulha do Espaço” era o subtítulo de “Honk Tonk”, gravada por Arnaldo Baptista em seu disco “Loki?”, de 73, e a partir daí usado para dar nome à sua posteriormente criada: “Arnaldo e A Patrulha do Espaço”: teria Arnaldo lido as aventuras da Patrulha do Gedeone, ou apenas uma mera coincidência? Creio que nunca saberemos.
Apenas um registro curioso.
“A Patrulha do Espaço”, 1953
“‘A Patrulha do Espaço’ foi criada e publicada pela primeira vez em 1953, com histórias e desenhos de Gedeone Malagola, algumas usando o pseudônimo de ‘Daramór Dias’. As HQs da Patrulha eram publicadas nas revistas ‘Capitão Astral’ e ‘Ciência Ilustrada’.
As aventuras de ficção científica da Patrulha aconteciam na Terra e em outros planetas, reais ou imaginários. O grupo de patrulheiros era uma espécie de polícia espacial da Terra. Contava com integrantes como Capitão Astral, Eletra e outros personagens da editora Júpiter que também estrelavam aventuras solo. Os patrulheiros lembravam um pouco os ‘Lensmen’, do americano E. E. ‘Doc’ Smith, que também eram patrulheiros interplanetários (ideia mais tarde copiada no ‘Lanterna Verde’ da Editora DC).”
Fonte: Guia dos Quadrinhos
Edição Lançada em 2012:
“A Cooperativa de Quadrinhos Júpiter II apresenta um lançamento muito especial – e espacial: A Patrulha do Espaço (22 cm x 15 cm, capa couchê cartonada colorida com 30 páginas em tons de cinza), personagens criados por Gedeone Malagola na primeira metade da década de 50 do século passado para a Editora Júpiter original (que inspirou o nome de nossa cooperativa) – e com três histórias escritas pelo próprio Gedeone, nos derradeiros meses de sua existência física entre nós, entre os anos 2007/2008, resgatando e atualizando personagens os quais ele mesmo, criativa e pioneiramente, havia criado, escrito e desenhado na metade do século anterior. Em “Os Fugitivos”; “JS-36, O Andróide” e “O Duque de Kent”, Capitão Júpiter, Eletra e Capitão Astral passam por movimentadas aventuras num futuro atualíssimo, na Terra ou em outros planetas (a segunda aventura, na opinião deste humilde editor, deverá se tornar um clássico das Histórias-em-Quadrinhos – se depender de mim se tornará mesmo, pois sempre que possível estarei falando ou escrevendo sobre ela). E quem mui dignamente ilustrou os instigantes roteiros de Gedeone foi o talentoso Emir Ribeiro, desde a formidável capa e ilustrando as HQs plenas de ambiente nostálgico, mas sem perder a atualidade. Excelentes histórias de aventura & ficção-científica pra ninguém botar defeito. Inclui ainda artigo de Rod Gonzalez sobre a Editora Júpiter, além de esboços de Laudo Ferreira Jr. – ele que iria participar do projeto, mas teve que abandoná-lo para justamente poder se dedicar a seus projetos mais pessoais. Pra quem não sabe, Laudo foi um dos incentivadores-mor para que Gedeone voltasse a escrever roteiros para HQs.” (JS)
(Do Blog: Jupiter 2)
Gedeone Malagola
Gedeone Malagola (São Paulo, 7 de Julho de 1924 — Jundiaí, 15 de Setembro de 2008) foi um roteirista, desenhista, argumentista e editor de histórias em quadrinhos brasileiro. Célebre pela criação do super-herói Raio Negro e pelas séries de terror O Lobisomem e A Múmia.
Malagola foi um dos autores mais prolíficos do quadrinho brasileiro. Além de roteirista e desenhista, também foi editor, articulista, pesquisador e contista, escrevendo artigos e histórias policiais e de mistério para magazines especializados, revistas pulp e jornais de grande circulação. Colaborou com as principais editoras do Brasil, e chegou a ter a sua própria, a Júpiter.
Nas HQs, criou personagens históricos como Raio Negro, Homem-Lua e Lobisomem Van Bóros. Seu nome também está associado a grandes ícones da cultura popular, como X-Men, Capitão 7, Vigilante Rodoviário, Milton Ribeiro, Bidu, Beto Carrero e He-Man; formando parceria com outros gigantes da indústria, como Mauricio de Sousa, Jayme Cortez, Flavio Colin, Rodolfo Zalla, Paulo Fukue e Eugênio Colonnese, entre outros.
Em 50 anos de carreira, ilustrou centenas de páginas de quadrinhos e escreveu milhares de roteiros ilustrados por outros artistas.
Emir Ribeiro
Emir Lima Ribeiro (João Pessoa, 7 de Abril de 1959) é um desenhista, argumentista e editor de histórias em quadrinhos brasileiro. Iniciou seus trabalhos com quadrinhos desde cedo (7-8 anos), fazendo histórias para o círculo familiar e amigos próximos. Em 1973, aos 14 anos, criou e lançou Velta, sua criação maior, no jornal mural O Comunicador, do Colégio Estadual de Jaguaribe.
Escrito e Publicado em: 01/07/2024
Livro:
Gedeone Malagola: O Guerreiro dos Quadrinhos – Biografia
Comprar
Do Livro:
Patrulha do Espaço no Planeta Rock
Barata Cichetto
Prefácio: Rolando Castello Jr.
Gênero: Ensaios/Crônicas
Ano: 2024
Edição: 3ª
Editora: BarataVerso
Páginas: 206
Tamanho: 16 × 23 × 1,20 cm
Peso: 0,400
Barata Cichetto, Araraquara – SP, é o Criador e Editor do BarataVerso. Poeta e escritor, com mais de 30 livros publicados, também é artista multimídia e Filósofo de Pés Sujos. Um Livre Pensador.
Eu confesso que nunca tinha ouvido falar nesta HQ Patrulha do Espaço. Gostaria de ter algum exemplar e também o Livro “O Guerreiro dos Quadrinhos”. Sensacional matéria hein!
Eu sabia, justamente por pesquisar sobre “Patrulha do espaço”, mas é bem obscura. O livro fiquei sabendo agora, justamente na pesquisa para este texto.