Luís de Camões – Os Lusíadas

Atualizado em 22/06/2024 as 00:49:44

SINOPSE:

No ano em que se comemora o 500º aniversário de Luís de Camões, a Editora Poetura, criada para divulgar a cultura lusófona, orgulhosamente apresenta o texto integral da obra mais importante da Língua Portuguesa: “Os Lusíadas”.

Os Lusíadas é uma obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões, a primeira epopeia portuguesa publicada em versão impressa. Provavelmente iniciada em 1556 e concluída em 1571, foi publicada em Lisboa em 12 de Março de 1572, no período literário do Classicismo, ou Renascimento tardio, três anos após o regresso do autor do Oriente, via Moçambique.

Escrito à moda homérica, a obra é composta por dez cantos, 1 102 estrofes e 8 816 versos em oitavas decassilábicas, sujeitas ao esquema rímico fixo AB AB AB CC – oitava rima real, ou camoniana. A ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão evocando outros episódios da história de Portugal, glorificado o povo português.

Considerada a obra mais importante da literatura de língua portuguesa, é frequentemente comparada à Eneida de Virgílio (séc. I a.C.). É o épico nacional de Portugal, tanto quanto a Eneida de Virgílio foi para os antigos romanos, ou a Ilíada e a Odisséia de Homero para os antigos gregos.

Luís Vaz de Camões nasceu em Lisboa numa data incerta de 524 e faleceu também em Lisboa, em 10 de Junho de 1579 ou 1580.

AVALIAÇÃO

(Texto em Domínio Público)

Os Lusíadas
Luís de Camões
Poesia
Editora Poetura, 2024
14 X 21 cm
244 Páginas

COMPARTILHE O CONTEÚDO DO BARATAVERSO!
Assinar
Notificar:
guest

0 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários

Conteúdo Protegido. Cópia Proibida!

×