Notícia | Por Que a Educação Não Permite Que as Pessoas Sejam Mais Criativas?

Atualizado em 22/07/2024 as 20:32:14

Michael Michalko
04/05/2024 14:15

Michael Michalko ficou conhecido no exército americano por organizar uma equipe de especialistas em inteligência da Otan para pesquisar, coletar e categorizar todos os métodos de pensamento inventivo conhecidos.

Anos depois, já fora das forças armadas, ganhou notoriedade também no meio literário, com o best-seller ‘Thinkertoys’, uma coleção de exercícios de criatividade que rapidamente foi adotada por educadores, designers, publicitários e empresários.

Em ‘Pensamento Criativo: Colocando a Imaginação para Trabalhar’ (Editora Hábito), Michalko ensina novas técnicas para libertar as ideias e mostra por que a criatividade natural é muitas vezes limitada pelo sistema educacional vigente. Leia um trecho a seguir.

Vamos à escola e aprendemos sobre Albert Einstein e suas teorias sobre o universo. Contudo, ninguém nos ensina como ele aprendeu a pensar.


Não nos dizem qual era sua atitude em relação à vida, quais eram suas intenções, como ele falava, como determinava o que observar no mundo, como se comportava com outras pessoas, nem de que forma via o mundo.

Simplesmente nos ensinam que ele era um gênio. Aprendemos pouco ou nada sobre seu processo de pensamento, que ele chamou de “jogo combinatório”: a combinação conceitual de imagens no mesmo espaço mental.

COMPARTILHE O CONTEÚDO DO BARATAVERSO!
Assinar
Notificar:
guest

0 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários

Conteúdo Protegido. Cópia Proibida!

×