Atualizado em 13/09/2024 as 19:12:01
É com imensa satisfação que recebo a notícia da realização desta obra que conta a história de A Barata. E esta satisfação se torna plena quando você sabe que ajudou a fazer parte desta história, por isso a realização desta humilde missiva.
Foi em um festival na Zona Leste de São Paulo para comemorar e bebemorar, claro, o aniversário de A Barata, que contava com cinco bandas que recriavam sons de grandes bandas mundiais de Classic e Heavy Rock, que conheci pessoalmente este verdadeiro batalhador cultural que se chama Luiz Carlos, ou o “Barata”, já que o apelido se personificou no grande Homem. Antes, havíamos nos falado pela Internet em seu Site, e pelo incipiente Orkut, pois eu tinha acabado de escrever um texto sobre a história da “New Wave of British Heavy Metal” (Nova Onde do Heavy Metal Inglês) e ele pediu-me para publicar a matéria em seu Site, o que foi prontamente aceito, afinal o que o Rock une a morte não separa! E lá se vão bons 20 anos!
Sendo assim, guardo até hoje com muito carinho a camiseta de A Barata, com a frase “Liberdade de Expressão e Expressão de Liberdade”, frase esta que deveria se tornar um hino, afinal uma das prioridades que temos sempre que lutar é por nossa liberdade, em todos os sentidos, liberdade esta que é intrínseca ao amigo e batalhador cultural, Luiz Carlos. Por isso sou grato por ter tido a oportunidade de conhecer este incansável batalhador da liberdade de expressão, e grato também por estar aqui colaborando com um pequeno fragmento para este livro.
Barata, continue a ser este cara que luta contra os obstáculos para nos legar cultura, música, pensamentos e o sentido de autodeterminação.
Este livro é o seu legado.
Liberdade de Expressão e Expressão de Liberdade (A História de ABarata.com.br)
Barata Cichetto
UICLAP, 2020
348 Páginas
16 X 23 cm
Sérgio Alberto Bauchiglione, Professor de História e Colecionador de Discos