Foto: Genecy Souza

[Resenha] Zé Gatão: Maior, Mais Forte e Mais Humano

“Zé Gatão é, para mim, mais do que um personagem. É um grito, uma cicatriz, uma lembrança do que nos resta do humano quando já não sobra mais nada além da brutalidade da sobrevivência.” — Barata Cichetto.

Jerry Siegel e Joe Shuster criaram o Super-Homem; Bob Kane, o Batman; Chester Gould, o Dick Tracy; Lee Falk, o Mandrake e o Fantasma; Angeli, a Rê Bordosa; e, Eduardo Schloesser, o Zé Gatão. O que une esses criadores em um lugar-comum criativo é a longevidade de suas criações, e a capacidade que elas possuem para atravessar as décadas e conquistar novos leitores mantendo os antigos. Obviamente, alguns foram (ou são) devidamente recompensados, devido ao grande reconhecimento de sua arte. Em outras palavras, todo suor derramado, as noites insones e uma infinidade de obstáculos aos seus objetivos de livre expressão e compreensão de seus traços, abraçados por tramas muito bem pensadas.

Evidentemente, muitos desses criadores não viveram o bastante para colher os frutos de seus trabalhos. Provavelmente, muitos dos que ainda estão entre nós não terão essa sorte, como é o caso de Eduardo Schloesser, por uma série de razões que não cabe expor aqui. É possível que o jogo mude em favor do pai do Zé Gatão em um desses acasos da vida. No entanto, no Brasil da livre expressão vigiada, patrulhada, censurada, e até alvo de haters e xisnoves estúpidos, o autor necessitará da força muscular similar à do felino antropomorfo para abrir caminho e garantir seu espaço no concorrido universo das HQs, regido em grande parte pelas leis de mercado.

Haja porrada!… É necessário, para não ser devorado, digerido, cagado e esquecido.

Um dos Prints Enviados Assinados Por Eduardo Schloesser a todos os apoiadores da campanha

Eduardo Schloesser e seu Zé Gatão, salvo erro de avaliação de minha parte, são marginais – criador e criatura — no sentido lato, sendo o leitor uma espécie de cupincha, termo que não é difícil encontrar nos balões das HQs e nos desenhos animados de tempos idos. Seguindo essa linha marginal, a Menor Editora do Mundo decidiu premir, como sempre fez, a tecla foda-se!, e partir para a briga (mesmo estando ciente das porradas e golpes baixos de toda ordem) para conquistar um nicho mínimo de mercado ao qual julga ter direito. Quando digo mínimo, é o mínimo, mesmo!

Melhor dizendo: Barata Cichetto, diretor-geral e publisher da BarataVerso Editora, na qual exerce cumulativamente pelo menos uma dúzia de cargos não remunerados, fez-se grande e, tal qual nosso herói felino, abriu caminho à base de muita porrada, e fez chegar aos leitores duas reedições das sagas de Zé Gatão, desta vez, apresentados de forma luxuosa e, como não poderia deixar de ser, restrita a poucos. Não haverá encalhe de estoque.

Guarda de Daqui Para a Eternidade

O primeiro volume recebe o nome de Memento Mori, de 2011; e o segundo, Daqui Para a Eternidade, de 2015. Ambos apresentados em formato grande, capa dura e papel especial, de um branco vivo em que os traços móveis (essa expressão é minha, e carece de respaldo) de Eduardo Schloesser se destacam, de maneira que transforma o leitor em uma espécie de testemunha da luta do felino antropomorfo contra as injustiças e a devida punição aos malfeitores. Para quem teve acesso ao livro A Cidade do Medo, de 1997, redescoberto recentemente pelo autor em uma caixa com coisas esquecidas, já sabe qual é a onda do gato mestiço brutamontes de bom coração.

Não vou dar spoiler do conteúdo de Memento Mori, tampouco de Daqui Para a Eternidade, apenas por uma questão de dar aos possíveis leitores o dever da procura, da curiosidade. O que posso adiantar é que, ao contrário da trama simples de A Cidade do Medo, em ambos os livros agora relançados, as aventuras do gato brumatontes ganharam mais corpo (sem trocadilhos), e se mostram mais complexas, intricadas, sem, no entanto, desviar a atenção do leitor, ou até mesmo cansá-lo. Não é demais dizer que se trata de leitura para adultos. Schloesser, decerto, teve mais tempo para elaborar as aventuras de Zé Gatão, bem como a forma como as histórias se desenvolvem e se encerram. No mundo de Zé Gatão, o bem vence o mal. Sempre!

Boa leitura!

Pôster Enviado aos Apoiadores (Capa Prévia de Memento Mori)

Genecy Souza, de Manaus, AM, é Livre Pensador.
Possui textos publicados na revista digital PI Ao Quadrado e na revista impressa Gatos & Alfaces.

Zé Gatão
Autor: Eduardo Schloesser
Gênero: História Em Quadrinhos, Alternativo
Publicado em: 1997
Editora: Prk Gráfica e Editora
Status: Edição Única
Número de Páginas: 78
Formato: 21 x 28 cm
Capa: Cartonada/Colorida
Impressão: Preto e Branco
Acabamento: Lombada Quadrada

Eduardo Schloesser, Jaboatão dos Guararapes, PE. é desenhista, quadrinista, ilustrador e escritor, criador de Zé Gatão. Também é o ilustrador de A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe. Livre Pensador.

TODOS OS ÁLBUNS DO ZÉ GATÃO

Clique na Imagem Para Detalhes das Obras

PUBLICAÇÕES DE EDUARDO SCHLOESSER À VENDA NO BARATAVERSO

Desenhando Palavras
Autor: Eduardo Schloesser
Gênero: Contos
Prefácio: Leandro Luigi Del Manto
Ano: 2025
Páginas: 300
Tamanho: 16 X 23 X 2 cm
Capa: Brochura
Papel: Pólen

Eduardo Schloesser, Jaboatão dos Guararapes, PE. é desenhista, quadrinista, ilustrador e escritor, criador de Zé Gatão. Também é o ilustrador de A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe. Livre Pensador.

Crazy Skretchbook de Eduardo Schloesser
Autor: Eduardo Schloesser
Gênero: Sketchs, Arte, Desenhos
Ano: 2025
Páginas: 248
Tamanho: 16 X 23 X 2 cm
Impressão: Papel Couchê Com Ilustrações em Azul, Vermelho e Preto
Capa: Dura

Eduardo Schloesser, Jaboatão dos Guararapes, PE. é desenhista, quadrinista, ilustrador e escritor, criador de Zé Gatão. Também é o ilustrador de A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe. Livre Pensador.

Do Livro:
ZéGatãoVerso – Contos de Luca Fiuza Ilustrados por Eduardo Schloesser

Texto: Luca Fiuza
Criação do Personagem e Ilustrações: Eduardo Schloesser
Apresentação e Edição: Barata Cichetto
Gênero: Contos/Quadrinhos
Ano: 2024
Edição:
Editora: BarataVerso
Páginas: 312
Tamanho: 16 × 23 × 1,80 cm
Peso: 0,500

COMPARTILHE O CONTEÚDO DO BARATAVERSO!
Assinar
Notificar:
guest

2 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários
Eduardo Schloesser
Eduardo Schloesser
26/10/2025 1:16

Suas resenhas sempre me tocam o profundo da alma, Genecy. Muito grato!

GENECY SILVA
GENECY SILVA
Responder a  Eduardo Schloesser
26/10/2025 13:44

Você faz por merecer, pois a sua arte fala alto.

Conteúdo Protegido.
Plágio é Crime!

×