Atualizado em 12/06/2024 as 08:49:30
SINOPSE:
Em 2012, lancei a mim mesmo um desafio, que foi baseado em um concurso que eu tinha participado, bancado pela Secretaria de Cultura de SP em ano antes, cuja forma era que se escrevessem micro contos em tamanho Twitter, ou seja, 144 caracteres. Então, nele inspirado nisso, parti para escrever mini contos usando 300. Assim nasceu “Porcontos – Ou a Vida Como Ela Foi”, que tinha também como inspiração a obra de Nelson Rodrigues. Dividi em 5 temas num total de 50 textos, e lancei o livro em 2013, ainda pelo meu projeto editorial “Editor’A Barata Artesanal”.
Agora em 2021, quando juntamente com a poeta Lu Genez lançamos um site erótico, que infelizmente mais uma vez foi sabotado por falsos artistas, lancei um desafio em princípio idêntico ao que tinha me auto-imposto anos antes, apenas esses seriam com temas ligados a erotismo, mas que se mostrou inacessível aos participantes. Mudei a idéia para (até) 55 palavras, de que se mantivesse a fórmula de um conto, ou seja, contar uma história com começo, meio e fim. Infelizmente, quase ninguém além de mim mesmo e de Lu e Daniel Kobra, entenderam ou tiveram capacidade para fazer, e assim, o site acabou e eu fiquei com 180 mini contos guardados no computador. Desses 160 escritos especialmente para o projeto, e 20 que resgatei do Porcontos, e que tinham temática erótica. Cerca de 60 ou 70 deles foram publicados, o restante ficou guardado a espera de verem a luz.
A idéia lançada no site dispunha que os mini contos deveriam ter até 55 palavras, mas resolvi eu mesmo, e apenas para mim, escrevê-los com 55 palavras. Exatamente mesmo, nem uma a menos. É um desafio dobrado, pois em alguns momentos o tema era desenvolvido em menos, isso raramente, mas eu tinha que aumentar. É extremamente gratificante um desafio nesse nível, pois nos obriga a ser sucinto na história, fazê-la ter o formato de um conto, não apenas um parágrafo de um texto que dá a sensação que algo já aconteceu ou ainda acontecerá. É preciso eliminar palavras desnecessárias, reescrever três, quatro, dez vezes até que ele faça sentido e tenhas o exato número de palavras desejadas.
Então, aqui estão 180 dos meus Mini Contos de 55 palavras, e ainda mais dois, que acrescentei ao final, por acreditar que mereciam estar num livro, embora totalmente fora da regra auto-imposta. Com exceção desses, todos tem temática erótica, e alguns deles podem parecer pesados demais, usando de temas fortes como o incesto, e em boa parte deles, abordando a hipocrisia moral e social. Assim é minha literatura, nunca leve ou bonitinha. Boa leitura!
AVALIAÇÃO
Não há! Avalie!
Como Escrever Contos Eróticos Com 55 Palavras
Barata Cichetto
Mini Contos
UICLAP – 2020
132 Páginas
11 × 18 × 0,76 cm